sexta-feira, 1 de junho de 2007

Rádio Nostalgia

The Beatles – A Day In The Life (01 de Junho 1967 - 2007)



















40 anos

As unanimidades não são consensuais, e a história está cheia de exemplos em que as unanimidades não existem genuinamente. Muito menos unanimidades no que diz directamente respeito à música e, por conseguinte, ao turbilhão de emoções que ela provoca. Mas o álbum da história pop-rock que mais se aproximou dessa unanimidade de consensos foi aquele que agora – hoje mesmo – completa 40 anos de existência. Foi editado no dia 1 de Junho de 1967. Faço parte de uma (imensa) minoria que não concorda com esse tipo de consagração histórica devotado ao lendário álbum «Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band» dos Beatles, embora nem discuta que se trata de uma obra incontornável. Nem a mínima dúvida sobre isso. A minha opinião – preferência – quanto a esse estatuto, reservo-a para o álbum «Pet Sounds» dos Beach Boys. Mas é só a minha opinião, nada mais. Diz-se que “gostos não se discutem”, mas por vezes discutem-se e muito. Muitas dessas vezes, para além do razoável. É um horizonte sempre em aberto e, por natureza indefinido, este dos gostos musicais de cada um de nós. Não consigo perceber como podem existir – e existem! – pessoas que vivem sem música nas suas vidas. Como podem viver assim? É uma coisa que me ultrapassa completamente. Não concebo. Não me cabe no cérebro. Mas não é por esse caminho, talvez um beco sem saída (a não ser a entrada a servir de saída), que vou agora aqui seguir.
Voltemos à música propriamente dita e a este disco quarentão dos Beatles. É preciso, para já, que vejamos as coisas e os acontecimentos à luz do tempo em que tiveram lugar. «Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band» foi de uma vital importância pelos caminhos que abriu, pela influência absolutamente decisiva que teve e ainda continua, embora já muito tenuemente, a ter. Foi uma viragem total na face e na carreira do ainda hoje considerado melhor agrupamento da história da música popular do século XX, mas a viragem iniciou-se um ano antes, com o álbum «Revolver», ao qual Brian Wilson respondeu disparando com o supra citado «Pet Sounds». A história seria hoje um bocado diferente se a estratégia de “contra-ataque” de Wilson seguisse em frente através do álbum «Smile», não fora a Capitol Records (editora dos Beach Boys) abortar a edição entretanto já iniciada e que contou com o beneplácito dos outros membros do grupo californiano, discordantes com o rumo que Brian quis dar aos Beach Boys e coadjuvados pelo extenuante processo de trabalho a que foram sujeitos nas anteriores sessões de estúdio. Só para terem uma pequena ideia, o tema «Good Vibrations» levou seis meses a ser gravado, com repetições de takes ad eternum sob a voz de comando obsessivo de Brian Wilson. Aliás, Brian estava em rivalidade declarada com o produtor Phil Spector e com a dupla Lennon & McCartney. Queria fazer melhor que eles. E quase conseguiu. Infelizmente, Brian estava sozinho no barco e o disco que sucedeu a «Pet Sounds» foi uma sombra desencantada, que deu pelo nome de «Smiley Smile», aproveitando ainda algumas gravações do projecto inicial, mas já sem a presença de Brian. «Smile» foi finalmente finalizado por Brian Wilson e editado em 2004. Mas já não era a mesma coisa. Nem Brian Wilson já era o mesmo [God Only Knows como seria a história se tivesse sido contada como Brain a quis contar]. Outro era o modo, outro era o tempo. Enfim, um pedaço muito negro na vida de Brian que deixou uma ferida aberta no decurso da história musical pop-rock na segunda metade do século passado, mas que abriu o caminho da consagração ainda maior dos fab four que se assinala pela quarta década no dia de hoje. A conceptualidade iniciada com este disco dos Beatles foi elevada a outros patamares no duplo álbum do ano seguinte «The Beatles [White álbum]».
Em «Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band» (gravado entre 6 de Dezembro de 1966 e 1 de Abril de 1967) outra inovação: a faixa escondida. Se puderem, ouçam em disco até ao fim a última canção “A Day In The Life” e esperem uns segundos… aparecerá uma coisa muito estranha e inesperada.



Curiosamente, hoje também se assinala uma outra data importante no mundo da música popular. No dia 1 de Junho de 1974, ao vivo, juntavam-se no mesmo palco para um concerto único, os seguintes nomes: Kevin Ayers, John Cale, Brian Eno, Nico (& The Soporifics); Robert Wyatt e Mike Oldfield. 3.000 almas assistiram a um grande momento histórico no Rainbow Theatre, em Londres. Para a história documental, foi editado meses depois o disco «June 1,1974».












P.S: A história é sábia sobre o pretérito, mas é uma aprendiz na Justiça.
Por falar nisso: sem contar com peças noticiosas alusivas à data do álbum dos Beatles, que estações de rádio em Portugal vão hoje passar esta músicas? 



<< Home