quinta-feira, 24 de maio de 2007

Banda Sonora (II)

Foi uma grande honra poder partilhar por duas horas o mesmo estúdio com o radialista Nuno Infante do Carmo, a seu convite, no programa «Banda Sonora». Não pude, naturalmente, disfarçar algum nervosismo em estar na presença de uma das figuras da rádio que me marcaram enquanto ouvinte, nomeadamente através do programa «O Último Metro», no antigo FM-Estéreo da Rádio Renascença, há vinte e cinco anos. Duas horas no RCP em que a «Rádio Crítica» se fez representar (2ª parte) com as seguintes escolhas musicais:


Nina Simone - Wild Is The Wind


Uma longa versão estremada de um tema que também foi, entre outros, cantado por David Bowie. Nina Simone sem pejos nem salamaleques no sofrimento da perda.











Jacques Brel - J'arrive

É tocante ouvirmos o canto de Brel nesta canção, sabendo ele já que a morte andava por perto. Uma despedida da vida em vida.











Tim Buckley - Morning Glory

Triste, mas esperançosa. A vida é um caminho tormentoso, já o sabemos, mas amanhã todos poderemos ter uma manhã gloriosa.











Jeff Buckley - Copus Christi Carol

O filho não – reconhecido pelo progenitor – herdou a arte e o talento musicais do pai Tim. Aqui numa canção do álbum «Grace» em 1994. É uma voz humana ou um lobo?











Frank Sinatra & Antonio Carlos Jobim - The Girl From Ipanema

A coragem de António Carlos Jobim em fazer dueto com Frank Sinatra é admirável. O maior clássico da Bossa Nova, numa das inúmeras versões que existem. Lado a lado, dois talentos diferentes mas indiscutíveis.











Dead Can Dance - The Lotus Eaters

O canto do cisne (em estúdio, até ver…) de um agrupamento bicéfalo. Grandiosa a voz de Lisa Gerrard, com o virtuosismo multi-instrumental de Brendan Perry. Encantamento exótico.












The Beach Boys - I Just Wasn't Made For These Times

Brian Wilson no seu melhor, em 1966, no álbum «Pet Sounds». O desajuste geracional também hoje se faz sentir –
e de que maneira!










Pat Matheny - If I Could

Um instrumental que fez parte da paisagem sonora do «Último Metro». Suave e delicado (pena que tivessem trocado a faixa na emissão que foi para o ar). É a minha homenagem a esse antigo programa de rádio.














Um obrigado muito especial a Nuno Infante do Carmo e votos de vida longa à «Banda Sonora», agora reduzida a uma hora diária no RCP, de segunda a sexta-feira (23:00/00:00).



<< Home