segunda-feira, 2 de abril de 2007

RUC 21 anos

Como no Cinema e outros ilustres acompanhantes são convidados especiais nos 21 anos da RUC.
Agradeço publicamente o convite e faço a sugestão: oiçam a Rádio Universidade de Coimbra, principalmente nesta data especial, e visitem o site com todas as informações mais em detalhe. É lá que se encontra a descrição abaixo citada. Entretanto, fica já aqui o programa das festas para a primeira quinzena deste mês:



Aos 21 anos a RUC convida 21 projectos para comemorar o aniversário em antena. Ao longo dos 21 dias úteis do mês de Abril, a partir das 18 horas, há sempre uma voz diferente em 107.9FM ou via emissão online. De vozes que marcaram o éter a quase anónimos, abrimos a via a melómanos que nunca passaram pela RUC mas que partilham da mesma liberdade criativa para o conceito de programa de autor.
1ª Semana de Abril

Segunda dia 2
A Rádio Universitária do Minho associa-se a esta iniciativa com a recuperação do «O Roxo Urubu», programa mítico que deu origem aos Mini Drunfes (onde militava Miguel Pedro, dos Mão Morta) num especial fim de ano 1999-2000.


Terça, dia 3
Francisco Mateus, um nome incontornável da rádio actual e locutor da TSF, traz-nos «Como no Cinema» onde explora o conceito da rádio num programa que conta com a participação de Aníbal Cabrita.


Quarta, dia 4
Miguel Santos, da Fundação Calouste Gulbenkian, apresenta «Musa Lusa», programa semanal emitido em Londres na Resonance FM e inteiramente dedicado à musica Portuguesa.


Quinta, dia 5
Carlos Matos, uma cara metade do Festival Fade In apresenta aquele programa que há mais de uma década faz a diferença na cidade de Leiria, o «Unidade 304» que é emitido em 93FM.

Sexta, dia 6
Lúcia Nunes apresenta «Atritos Sonoros», um programa que, na Covilhã e mais concretamente na Rádio Universitária da Beira Interior, vai divulgando o que de melhor se faz na música nacional.
2ª Semana de Abril
Segunda, dia 9
Chega a hora da participação da eclética Rádio Zero, do Instituto Superior Técnico de Lisboa, com um programa gravado especialmente para o efeito.
Terça, dia 10
Pedro Esteves, uma voz da TSF, é autor do mais antigo podcast nacional e é com o seu «Lado B» que se associa a esta comemoração da rádio de autor.
Quarta, dia 11
José Duarte, que nos dá todos os dias 5 minutos de Jazz, apresenta um dos mais emblemáticos programas da rádio nacional: «A menina Dança?», semanalmente no ar na Antena1.

Quinta, dia 12
Inês Meneses, uma das mais carismáticas vozes femininas da rádio portuguesa, apresenta «Fala Com Ela», um programa semanalmente emitido na Radar. Nesta edição conversa com Carlos Vaz Marques, que na TSF leva a cabo diariamente o «Pessoal e Transmissível».

Sexta, dia 13
A Família Fazuma criou um projecto radiofónico único em Portugal e do site radiofazuma.com já saltaram para a Antena 3, onde semanalmente apresentam a sua «Música Enrolada».


Até ao fim do mês, outras rádios universitárias como Aveiro, Marão e Algarve e nomes como Henrique Amaro, Luis Rei, Fernando Alvim, Rui Miguel Abreu, Joaquim Paulo e Vítor Junqueira serão protagonistas de mais emissões.
Uma homenagem à arte ou ao prazer de «fazer rádio». A RUC sopra as 21 velas em antena todos os dias úteis de Abril, a partir das 18 horas.



<< Home