quarta-feira, 21 de fevereiro de 2007

20 PERGUNTAS/20 RESPOSTAS (V)

Continuam a ser publicados contributos de leitores/ouvintes às 20 questões da «Rádio Crítica»
Recordo que todas as respostas têm de ser assinadas e autorizadas para publicação; o conteúdo integral das mesmas é da exclusiva responsabilidade dos seus autores; não serão publicadas mensagens anónimas.


Meu caro Francisco:
Cumprimentos. Parabéns pelo blogue e para o tornar melhor vamos contribuir.

01. Por que é que não acabam as “rádios” gira-discos vazias de vozes e de conteúdos?
Porque os consultores franceses e americanos dizem que é o melhor para nós.

02. Por que é que o programa «Ritornello», da Antena2, deixou de ter duas horas de emissão?
Também peço desculpa mas, ao contrário do que diz a Marktest em relação à A2, não ouço.

03. Por que é que o programa do Provedor da RDP não tem um horário mais favorável?
O Provedor não é para justificar uma "prateleira dourada? O horário nem é relevante.

04. Por que é que o RCP não se assume claramente como sendo uma rádio informativa em vez de generalista?
O RCP não é informativa, basta ouvir do meio-dia à meia-noite e das 05:00/07:00. Até o programa do final da tarde é de entretenimento.

05. E o que é uma rádio generalista?
Acho que é aquela que se assume como tão abrangente que consegue conciliar a palavra com a música comercial e ainda criar espaço para que os ouvintes possam participar. É uma boa pergunta.

06. Por que é que a TSF não fez o programa especial da revista do ano 2006 -com edição em CD - como fez, excelentemente, nos dois anos antecedentes?
Há um claro desinvestimento na TSF. Será um sinal de uma venda a favor de Luís Montez?

07. Por que é que a RFM usa o slogan “Só grandes músicas” se a melhor música de todos os tempos é emitida pela Antena2?
Porque foi o Sr. Pedro Tojal mandou dizer. E como rádio conservadora, mantém.

08. Por que é que as redacções dos media continuam a “dar” impunemente estágios fantasma (não remunerados) a jovens licenciados só para obterem mão-de-obra de borla?
Porque 96,8% desses miúdos/miúdas, de licenciados em comunicação social apenas têm a nota final. Depois falta Voz, poder de escrita e agilidade. Temos lido currículos fantásticos que na prática se revelaram um flop. Quem aproveita?
O Cenjor.


09. Por que é que continuam a existir tantos – demasiados – cursos superiores de Comunicação Social se o mercado está mais que saturado e não há empregos?
É como a RFM, é snob dizer que se ouve, mesmo que seja mentira.

10. Por que é que os accionistas/administrações/proprietários dos órgãos de comunicação social não distribuem dividendos aos seus funcionários (chamam-lhes “colaboradores”) se estes contribuíram decisivamente para os lucros obtidos por essas empresas?
Porque antes disso acontecer já estão na bicha o IVA, a Segurança Social, o PC (pagamento por conta), o PEC (Especial por Conta), o seguro obrigatório dos funcionários a SPA, as quotas da APR, o IVA a 21% e o gasóleo a mais de 1%.

11. Por que é que não se redefine e clarifica de uma vez por todas a totalidade da chamada Lei da Rádio?
Em que pontos?

12. Alguém acredita no cumprimento das quotas de música portuguesa nas rádios?
A música e a Cultura poderão algum dia ser impostas?

13. Porque é que o jornalista Francisco Sena Santos não regressa à Rádio?
Porque ainda ninguém conseguiu esquecer as "banhadas do passado". Agora é que ele está bem, a ensinar pessoas.

14. Por que é que o narrador desportivo Fernando Emílio não regressa à Rádio?
Porque o RCP ainda não viu bem que para além do ciclismo ele ainda faz coisas fantásticas.

15. Alguém consegue dar credibilidade aos noticiários da Rádio Renascença, nomeadamente quando informa sobre o referendo ao aborto, sabendo-se que a estação católica é assumidamente contra o aborto?
A pergunta em si encerra a resposta.

16. Como é possível que uma rádio como a RFM – segundo as sondagens trimestrais da Marktest – seja a mais ouvida em Portugal?
Porque a Marktest é há muitos anos dominada pela RR. Até têm gente que acompanha as entrevistas e opina se esta ou aquela entrevista deve ser validada. Relembro que no país em que os telemóveis já ultrapassaram o número de habitantes, a Marktest insiste em entrevista por telefone fixo. Acham credível?

17. E como é possível que a Rádio Renascença – segundo as sondagens trimestrais da Marktest – seja a segunda mais ouvida neste país?
Mas pode haver um trimestre que seja a primeira. Basta combinarem antecipadamente.

18. Por que é que nos órgãos de comunicação social (incluindo a Rádio) se vive com um sistema interno, uma espécie de Apartheid, em que alguns dos que lá trabalham – façam o mal que fizerem – são sempre tratados com as mãos, e outros – façam o bem que fizerem – são sempre tratados com os pés?
Aconselho um livro de Dale Carnegie. Para uns e para outros.

19. Por que é que na rádio (não só na rádio) se ouve muitas vezes, por exemplo, isto: “Amanhã, previsão de nuvens a norte (…) e céu limpo a sul”. É linguagem habitual nas previsões meteorológicas para Portugal continental. Ora, a norte de Portugal continental está Espanha (Galiza); Golfo da Biscaia; Irlanda; parte da Escócia; Ilhas Faroé; Mar do Norte; Oceano Glaciar Árctico e o Pólo Norte. A previsão refere-se a qual destas regiões do planeta a norte de Portugal? A sul fica Marrocos e restante costa ocidental africana (hemisfério norte); Ilhas Ascensão, Santa Helena e Tristão da Cunha; Oceano Glaciar Antárctico e o Pólo Sul. A previsão do estado do tempo que se ouve na rádio refere-se a qual destas regiões do planeta a sul de Portugal?
Boa questão!

20. Alguém responde? Porque é que ninguém responde?
Talvez no site do INMG esteja a resposta...

Boas e santas tardes
Paulo Melo



<< Home