quarta-feira, 7 de fevereiro de 2007

20 PERGUNTAS/20 RESPOSTAS (IV)

Continuam a ser publicados contributos de leitores/ouvintes às 20 questões da «Rádio Crítica»
Recordo que todas as respostas têm de ser assinadas e autorizadas para publicação; o conteúdo integral das mesmas é da exclusiva responsabilidade dos seus autores; não serão publicadas mensagens anónimas.


01. Por que é que não acabam as “rádios” gira-discos vazias de vozes e de conteúdos?
Porque é o mais fácil. Os proprietários não arriscam.

02. Por que é que o programa «Ritornello», da Antena2, deixou de ter duas horas de emissão?
Desculpe-me Francisco, mas não ouço a Antena2.

03. Por que é que o programa do Provedor da RDP não tem um horário mais favorável?
Ouço sempre na net. Mas subscrevo o que outros leitores responderam. É capaz de ser um programa muito incómodo para a RDP.

04. Por que é que o RCP não se assume claramente como sendo uma rádio informativa em vez de generalista?
Porque não tem informação aprofundada. É uma rádio de conversas.

05. E o que é uma rádio generalista?
Pergunto o mesmo. Acho que são todas.

06. Por que é que a TSF não fez o programa especial da revista do ano 2006 – com edição em CD – como fez, excelentemente, nos dois anos antecedentes?
Nem me lembrei disso. Mas agora penso que gostaria de ter comprado o CD.

07. Por que é que a RFM usa o slogan “Só grandes músicas” se a melhor música de todos os tempos é emitida pela Antena2?
A música clássica é a melhor música de sempre, mas não é a que a maioria das pessoas gosta. Talvez por falta de conhecimento. Além disso, a antena2 tem audiências muito baixas em relação à rfm.

08. Por que é que as redacções dos media continuam a “dar” impunemente estágios fantasma (não remunerados) a jovens licenciados só para obterem mão-de-obra de borla?
Já fui estagiário numa redacção e sei o que isso é. É ser-se tudo e para tudo a troco de nada. Senti-me enganado. Conheço mais casos.

09. Por que é que continuam a existir tantos – demasiados – cursos superiores de Comunicação Social se o mercado está mais que saturado e não há empregos?
É um grande engano e foi propositado. Toda a gente sabia disso, menos os estudantes.

10. Por que é que os accionistas/administrações/proprietários dos órgãos de comunicação social não distribuem dividendos aos seus funcionários (chamam-lhes “colaboradores”) se estes contribuíram decisivamente para os lucros obtidos por essas empresas?
No sector bancário, onde trabalho, há distribuição anual de dividendos. Mas acredito que não seja uma prática generalizada.

11. Por que é que não se redefine e clarifica de uma vez por todas a totalidade da chamada Lei da Rádio?
É uma grande confusão.

12. Alguém acredita no cumprimento das quotas de música portuguesa nas rádios?
Continua a confusão e esta nova lei só serve para confundir ainda mais.

13. Por que é que o jornalista Francisco Sena Santos não regressa à Rádio?
Eu ouvia-o nas manhãs da Antena1 e gostava. Tenho pena que não esteja já lá.

14. Por que é que o narrador desportivo Fernando Emílio não regressa à Rádio?
Lembro-me dele na Rádio Comercial e também gostava.

15. Alguém consegue dar credibilidade aos noticiários da Rádio Renascença, nomeadamente quando informa sobre o referendo ao aborto, sabendo-se que a estação católica é assumidamente contra o aborto?
Boa pergunta. A Igreja Católica não deve permitir que a Renascença não tome partido.

16. Como é possível que uma rádio como a RFM – segundo as sondagens trimestrais da Marktest – seja a mais ouvida em Portugal?
Não confio nessas sondagens. A rádio que mais ouço é a Antena1.

17. E como é possível que a Rádio Renascença – segundo as sondagens trimestrais da Marktest – seja a segunda mais ouvida neste país?
A resposta anterior responde a esta questão.

18. Por que é que nos órgãos de comunicação social (incluindo a Rádio) se vive com um sistema interno, uma espécie de Apartheid, em que alguns dos que lá trabalham – façam o mal que fizerem – são sempre tratados com as mãos, e outros – façam o bem que fizerem – são sempre tratados com os pés?
Onde eu trabalho não se passa isso, mas não é um órgão de comunicação social.

19. Por que é que na rádio (não só na rádio) se ouve muitas vezes, por exemplo, isto: “Amanhã, previsão de nuvens a norte (…) e céu limpo a sul”. É linguagem habitual nas previsões meteorológicas para Portugal continental. Ora, a norte de Portugal continental está Espanha (Galiza); Golfo da Biscaia; Irlanda; parte da Escócia; Ilhas Faroé; Mar do Norte; Oceano Glaciar Árctico e o Pólo Norte. A previsão refere-se a qual destas regiões do planeta a norte de Portugal? A sul fica Marrocos e restante costa ocidental africana (hemisfério norte); Ilhas Ascensão, Santa Helena e Tristão da Cunha; Oceano Glaciar Antárctico e o Pólo Sul. A previsão do estado do tempo que se ouve na rádio refere-se a qual destas regiões do planeta a sul de Portugal?
Também me soa muito estranho. Não me parece correcto, mas tenho ouvido coisas piores, do género "manhã para sexta-feira, etc..."

20. Alguém responde? Porque é que ninguém responde?
Espero que tenha tomado boa conta das minhas respostas.
Parabéns pelo blog. Leio sempre.
D.Castro



<< Home