segunda-feira, 18 de dezembro de 2006

Quando o principio beija o fim




















É outro programa de rádio – que também é podcast – a chegar à centena de emissões. E não é um programa qualquer. [percepções], de Nídio Amado, foi para mim um dos melhores podcasts de 2005 e mantém essa classificação neste ano que agora se aproxima do fim. [percepções] também está próximo do fim. Na primavera de 2007 dará lugar a um outro programa com o mesmo autor. Esperamos todos que o nível de qualidade seja mantido. Os ouvintes têm a percepção que sim.
O autor de [percepções] faz, nesta emissão nº100, um balanço do que tem sido esta experiência e aponta o caminho do futuro próximo.

[percepções]
Rádio: RUM – Rádio Universidade Minho (Domingo p/ Segunda-feira: 00:00/01:00)
Blogue/download/podcast: http://infinitu.blogspot.com/

É um Photoshop sonoro. As layers numeradas (layerlist) sucedem-se umas às outras, como quem sobrepõe folhas de acetato, deixando transparecer a percepção que a última deixou. Um tema, uma imagem, uma frase, um sentimento, um motivo e… zás! flash! À volta do clarão de luz e sombra, um conjunto de músicas directamente ou indirectamente ligadas ao tema escolhido. Não é uma composição da palavra, mas se uma imagem vale por mil palavras, aqui um som vale por quantas palavras que se diriam. Trata-se de um ensaio sonoro com imagem cuidada através de um blogue, ouvidos selectos em Braga e tudo à volta, e mãos sensíveis num click cibernauta. Por vezes, na matiz final, [percepções], da autoria de Nídio Amado, toca-se o absoluto infinito.

Mais sobre Nídio Amado e [percepções] na «Rádio Crítica»: 07/Março/2006



<< Home