sexta-feira, 22 de setembro de 2006

Uma surpresa com quase 20 anos

As Noites Longas do FM Estéreo
Histórias com disco ao meio






Um ouvinte interessado em contribuir para a satisfação da nostalgia radiofónica da década de 80, fez um delicioso podcast com gravações do mítico programa «As Noites Longas do FM Estéreo» (1982-1988) de António Santos na Rádio Comercial. Teve a amabilidade de o disponibilizar para quem quiser usufruir estas três horas de pura viagem ao passado, afinal aqui tão perto ainda, mas que parece ter acontecido há séculos. Muito diferente está a actual rádio daqueles dias. Durante as três horas disponibilizadas, apercebemo-nos aqui e ali das marcas do tempo, mas ainda hoje, este programa deixa envergonhadíssima a maior parte da rádio que se practica em Portugal.

Uma viagem virtual a uma qualquer noite de domingo do ano de 1987. Algures entre as 21 e a meia-noite no FM Estéreo da Rádio Comercial.

O ponto alto deste podcast é, sem dúvida, os famosos contos curtos. E poderá ouvir, ao longo das 3 horas de emissão, nada menos do que 6 deles, entre publicidade dedicada ao patrocinador do programa, Cristal Atlantis. Poderá até recordar a famosa frase de despedida "Então boa noite e bom soninho, se for caso disso". Espero que este podcast possa ter em si o efeito equivalente a viajar até à porta daquela antiga morada e ficar a espreitar, de fora, a saborear recordações e sensações há muito guardadas. Quando as recordações são boas poucas coisas podem ter um sabor tão doce. Se for este o seu caso venha então comigo recordar "As Noites Longas do FM Estéreo".

O exemplo deste ouvinte deveria servir de estímulo a muitos mais ouvintes que possam e queiram generosamente disponibilizar gravações que possuam de programas antigos. Vamos a isso?



<< Home