quinta-feira, 14 de setembro de 2006

Coisas do Verão 2006 (2)

Férias de verão atípicas e mais algumas das suas vantagens: «Férias em Itália» e a redescoberta de um país que já não é assim, muito menos na estrada.


























O malabarista Zampanò viaja de terra em terra na sua pobre caravana. Verão ou Inverno, tem de se fazer à estrada, para manter a sua miserável existência. Por dez mil liras, compra a pobre de espírito Gelsomina à esfomeada família do seu falecido companheiro.
Num circo conhecem “Il Matto”, cujas piadas irritam Zampanò. Matto convence também Gelsomina que todas as coisas do mundo têm o seu significado. Para Gelsomina, é também a resposta para a questão de saber se deve ou não continuar a suportar a vida itinerante, miserável e dolorosa ao lado de Zampanò. Por culpa de Matto, Zampanò é condenado à cadeia. Com grande vontade de se vingar, dá-lhe uma tareia, acabando por o matar, deixando Gelsomina algures no meio da estrada.
Anos mais tarde, Zampanò descobre que Gelsomina morrera. A solidão e o desespero invadem-no. Soluçando, ajoelha-se à beira-mar…



Uma das obras-primas absolutas do cinema italiano, com realização de Federico Fellini.
Este filme dava um bom programa de Rádio!
(dava, e vai dar…)



<< Home