segunda-feira, 3 de abril de 2006

A segunda dinastia












Chegou ao fim a primeira dinastia de “Os Reis da Rádio” na RDP-Antena1. Começou em Novembro de 2005, contando com relatos na primeira pessoa e de viva voz. Júlio Isidro, Jaime Fernandes, José Nuno Martins, João Paulo Guerra e José Ramos. Estes cinco “J” foram os reis da primeira dinastia. Dão agora lugar a outros cinco, já a partir da próxima segunda-feira, dia 10. Serão eles: Cândido Mota, António Santos, Pedro Castelo, Paulo Fernando e Luís Filipe Costa.

Fiquei a saber isto, em primeira-mão, numa emissão especial dos “Reis da Rádio” que foi para o ar em directo na tarde de Sábado passado (16:00/18:00). Estiveram presentes os quatro reis, numa conversa animadíssima moderada por outro “rei”, António Macedo. Foram contadas histórias incríveis por eles vividas nas longas carreiras radiofónicas que efectuaram. Caricatas, embaraçosas, ridículas, engraçadas. De tudo um pouco. A iniciar esta emissão especial, os presentes homenagearam José Ramos que, como é sabido, morreu prematuramente no passado dia 21 de Março.

Pessoalmente, enquanto ouvinte, fiquei muito contente com o elenco da segunda dinastia. Poucos dias antes tinha expressado aqui a minha admiração e saudade por alguns dos nomes que agora vão regressar – por um tempo curto, é certo – aos ares da rádio. Particularmente Cândido Mota. Instigados a pronunciarem-se sobre os nomes dos sucessores, Júlio Isidro disse, numa frase lapidar, o seguinte sobre Cândido Mota: “É uma voz que nos põe Em Órbita”.
Assim seja.

P.S: Apenas uma coisa: não gosto do nome “Os Reis da Rádio”. É demasiado pomposo, pedante até. Não se arranjaria um melhor?


Os Reis da Rádio
RDP-Antena1, 2ª a 6ª feira
(vários horários ao longo do dia e da noite, a disponibilizar em breve)



<< Home