segunda-feira, 10 de abril de 2006

António Sérgio na Rádio Comercial














Acabou a «Hora do Lobo» na Best Rock FM. O "lobo" voltou à toca-mãe, de onde nunca devia ter saído*. Esta já não é uma notícia nova, tratando-se de um facto ocorrido há algumas semanas. António Sérgio, neste seu regresso – totalmente justo – à Rádio Comercial, apresenta algumas mudanças. Deixou cair o nome do programa “A Hora do Lobo”, agora o espaço denomina-se apenas «António Sérgio». Mantém a maioria das rubricas fixas (“Lista Rebelde”; “Debaixo da Língua”, etc.), e ganhou uma hora de emissão. Agora é das 00:00 às 03:00 da manhã, de terça a sábado. É substancialmente uma melhoria esta mudança. António Sérgio regressa ao éter nacional, para gáudio dos muitos ouvintes e fãs do “lobo” que, com a emissão local da Best Rock FM, estavam privados do contacto com o «Mestre». Havia a emissão via Internet, mas todos sabemos que não é bem a mesma coisa (ninguém leva o computador para o carro, pois não?). A liberdade de escolha extra playlist é assim um pouco mais ampla, numa Rádio Comercial minada de playlist em todas as outras horas de emissão.
Sempre acolhi a nomeação de Pedro Ribeiro para director de programas da Comercial como sendo uma boa notícia. E confirma-se. O mesmo sentimento sobre a nomeação de José Mariño para a direcção da RDP-Antena3. E porquê? Porque são pessoas que fazem rádio, que vêm de dentro. Conhecem os cantos à casa e têm muita experiência no fazer. Melhor que ninguém, conhecem a massa a que jogam mãos. E isso faz toda a diferença em relação a outsiders que chegam às direcções com o estatuto de manda chuvas mas que, se calhar, nunca se sentaram frente à mesa quente do estúdio de emissão, nunca tendo conduzido horas e horas em directo e sem rede.
Nestas nomeações, concretizadas ainda no ano passado, encontram-se missões distintas. Parece-me que há, ou havia, mais a mexer na Comercial do que na Antena3. A task force é, à partida, mais penosa para Pedro Ribeiro. A Comercial carecia de alterações urgentes. Aliás, as mudanças não se fizeram esperar. É o caso do regresso de António Sérgio. A mudança na equipa da manhã também, sendo animada agora pelo próprio Pedro Ribeiro. Um exemplo louvável. O director trabalha no duro!
Quanto à Antena3, pelo que me é dado a ouvir na emissão, não houve grandes alterações. Ainda. Aos dois recentemente empossados responsáveis, os votos de bom trabalho e… melhor Rádio para nós, ouvintes.

* O programa de António Sérgio “A Hora do Lobo” iniciou-se na Rádio Comercial (3ª a Sábado, 00:00/02:00) em 1997, após o encerramento da XFM em Julho desse ano. Assim foi até 2003, altura em que este programa transitou para a Best Rock FM. Não concordei com essa mudança, pelo que digo que António Sérgio regressa à casa mãe de onde não devia ter saído. Só acho é que podia manter o nome do programa neste seu regresso.
Todavia, o melhor acontece. Continua a escutar-se a voz do lobo cruzando os ares da noite.

António Sérgio
Rádio Comercial
3ª a Sábado (00:00/03:00)



<< Home