terça-feira, 21 de março de 2006




















É um talkshow interactivo, aberto aos ouvintes via telefone, onde cabem as grandes questões da humanidade, boçalidades, a pertinência, a impertinência, o “chinelo”, verdades e mentiras, mitos, fantasias, ficções, o niilismo, o cinismo, a(s) “bocarra(s)” de circunstância sobre algo ou a despropósito de tudo, o trejeito, a superstição, piadas com e sem piada. Há um tema diário, mas sem assuntos tabu. Vida, sexo, amor, felicidade, velhice, morte, etc. A “Prova Oral” tem tudo. E tudo começou em 2003.
A primeira fase do programa foi com Fernando Alvim (que ainda continua), acompanhado por Nuno Calado. A seguir juntou-se-lhes Rita Mendes. Calado saiu do programa pouco tempo depois e ficaram como dupla «a Rita e o Alvim». Esta dupla perdurou com sucesso, até se desfazer no verão de 2004. Raquel Bulha substituiu Rita e é, desde Outubro desse ano, a apresentadora que partilha a tarefa (o prazer?) com Fernando Alvim.
A «Raquel e o Alvim». Os dois complementam-se. Ele é o traquina, o destabilizador. Ela assume o papel equilibrador, mais moderado, mais maduro. Nos tempos da Rita Mendes, a dupla era um tanto ou quanto mais radical.
Também há convidados, e muitas vezes, convidados de luxo. Pela “Prova Oral” já passaram figuras ilustres como por exemplo D. Duarte Pio de Bragança, Júlio Isidro, Miguel Sousa Tavares, Inês Pedrosa, Rogério Samora, José Ramos, Luís Filipe Barros, Ana Sousa Dias, Sobrinho Simões, Manuel João Vieira, Helena Ramos, Carlos Amaral Dias, Laurinda Alves, Carlos Alberto Moniz, José Hermano Saraiva, Henrique Cayatte, Francisco José Viegas, António Pedro Vasconcelos, Maria Filomena Mónica, Zeca Baleiro. Enfim, pessoas das mais variadas áreas da sociedade.
A “Prova Oral” já fez (e faz) passatempos, concursos [«OK KO»], deslocações a outras cidades e lugarejos [Galafura], criou personagens fetiche [Brás], recebe imensas mensagens escritas durante o programa através do blogue.
A “Prova Oral” está no canal jovem da RDP, sendo por inerência, dirigido aos jovens. Mas há participações de ouvintes de outras gerações e com idades bem mais avançadas. É abrangente, o que só demonstra – mais uma vez – que o conceito de «ser jovem» é muitíssimo relativo.
O horário de transmissão à tarde (99,9% das vezes em directo) é francamente favorável ao sucesso deste “fórum” livre, descontraído, fresco, informal (toda agente se trata por “tu”).
Há um horário de repetição também com uma boa quantia de ouvintes (entre eles eu) às seis da manhã. Este é um dos actuais programas da RDP que não perco de ouvido.
Se a “Prova Oral” é serviço público?
Sim, é!

Tudo o que aqui for dito será revelado durante o programa... ok, a maior parte! Toda a linguagem é permitida, excepto a obscena e ofensiva para qualquer um dos intervenientes deste espaço!



PROVA ORAL
com Raquel Bulha & Fernando Alvim
RDP-Antena3
2ª a 6ª (19:00/20:00)
repetição: 2ª a 6ª (06:00/07:00)
Blogue: http://provaoral.blogspot.com/



<< Home