sábado, 25 de março de 2006

Questões de Moral




















A verdade de um homem é em primeiro lugar aquilo que ele esconde
André Malraux

Caído em cheio na era do progresso tecnológico, da política-espectáculo, da informação, do economicismo, do consumismo, da compulsiva formatação dos espíritos e da degradação da ideia ancestral de cultura, o cidadão comum continua a interrogar-se quanto à circunstância histórica e moral que lhe cabe viver.

Joel Costa, agent provocateur. Ele corta a direito e não tem papas na língua. Questões tão diferentes e tão igualmente importantes da humanidade foram e são tratadas por ele com o acre da crueza de quem nada teme. Religião, trabalho, direitos, patronato, sociedade, exploração, personagens (Cristo), polémicas várias (Código Da Vinci). O lançador das farpas no fio da navalha que “sofre” de lucidez aguda e que tem força no movimento da denúncia, argúcia no discurso e coragem para chamar «os bois pelos nomes». É assim “Questões de Moral”. É assim Joel Costa, um provocador no que isso tem de melhor. Ou se gosta muito ou se detesta bastante. Se a justiça é cega, então não é justa. “Questões de Moral” não pretende ser moralista ou Joel Costa um qualquer arauto da pureza que ninguém tem. Apenas desmascarar ou desmistificar algumas das inúmeras ilusões negativas que nos poluem a cada momento. Arredam-se cortinas. Faz-se um pouco de luz onde predomina a escuridão. E já não é tarefa pouca.
Quem gosta, sente-se compreendido e aprecia devidamente. Quem não gosta, coma menos! Neste programa não há meias tintas.
Como sou adepto da verdade, sou declaradamente fã deste homem. E você?

O programa Questões de Moral não passa da interrogação (nem sempre ligeira, nem sempre pretenciosa), ditada por uma consciência de cidadão comum em busca do nexo moral escondido no tempo das suas novas angústias, nas instituições, nas pessoas, nas coisas, no presente, no passado – e até na música.
Pode não se gostar. Pode não se concordar. Pode não se aplaudir. Mas pode-se pensar.

Questões de Moral
Escrito e apresentado por Joel Costa
RDP – Antena 2
Quinzenalmente de 2ª p/ 3ª feira (00:00-01:00)
Repete na 2ªfeira intercalar (10:00/11:00)

P.S: Senhor Joel, e para quando uma emissão sobre “O Mito da Mulher Casada”?



<< Home