sábado, 12 de novembro de 2005

radio.com
















Na TSF, os programas de rádio que não passam na rádio

O jornalista João Paulo Meneses, através da blogosfera, tem-se debruçado com pertinência sobre o futuro da rádio. Agora, João Paulo Meneses leva essa pertinência à rádio. O fenómeno Podcasting tem crescido vertiginosamente nos últimos tempos (diria mesmo nos últimos dias!) e a rádio feita em casa pelo cidadão comum e disponibilizada através da Internet - para todo o mundo - é já uma realidade. Será a Rádio do Futuro? Será o fim da Rádio tradicional? De dia para dia, este novo fenómeno de rádio feita em casa tem-se alastrado. As vantagens imediatas são óbvias: permite uma multiplicidade de ofertas que não se encontram na rádio emitida em hertz, principalmente nestes tempos de clausura formatada, de afunilamento da programação, de claustrofobia criativa, de ausência de inovação, de profunda crise e seca extrema em ideias novas. No Podcasting não há censura, não há obrigatoriedade de espécie alguma. É a plena liberdade criativa, nomeadamente para profissionais de rádio que não têm liberdade de produzir conteúdos próprios nas rádios tradicionais em que trabalham. Neste caso, é um autêntico manjar dos deuses! Assim saibam e possam aproveitar este verdadeiro oceano de oportunidades, antes que se invente uma qualquer lei absurda que os proíba de se realizarem através do Podcast. Ainda (?) não há legislação que o impeça (Por favor, não difundam esta última ideia!).
Em radio.com encontram-se reflexões sobre os expoentes da rádio de carácter pessoal e não só no mundo da net, o poder da palavra em detrimento da música. No fundo, é o que se procura: a voz em vez da música, embora uma coisa não invalide a outra. É sobre este novo universo que se abre, e cujas dimensões ainda desconhecemos, que trata o programa. Verdadeiramente a não perder de ouvido!

radio.com
Edição de João Paulo Meneses
TSF -Rádio Notícias
Sábado (das 13:10 às 13:25)

Ouvir também em: www.tsf.pt /http://tsf.sapo.pt/online/radio/index.asp?pagina=Arquivo
A ver: www.osegundochoque.blogia.com

----------------------------------------------------------------------------------------------

O que eles dizem (3)

"...esta nova Rádio, e refiro-me obviamente ao Podcasting, nunca poderá ter uma das mais fascinantes características da Rádio tradicional : a partilha simultânea da escuta."

Francisco Amaral
in www.intima.blogspot.com/

01/Novembro/2005

-----------------------------------------------------------------------------------------------

ERRATA: O autor do blogue Queridos Anos 80 não esteve no programa "Curto Circuito" na SIC-Radical, mas sim no programa XPTO na extinta NTV, mais concretamente no dia 24 de Fevereiro de 2004, terça-feira de Carnaval, entre as 17:00 e as 19:00. O texto alusivo neste blogue já está devidamente rectificado.

Obrigado, Tarzan Boy.
(Perdoem-me o lapso, mas é que aqueles programas televisivos eram tão parecidos...).


Francisco Mateus

-----------------------------------------------------------------------------------------------



<< Home