domingo, 13 de novembro de 2005

Ciência Viva (?!)















No último verão deixei aqui um texto, um tanto ou quanto indignado, sobre a ausência das maravilhas do mundo da ciência na rádio portuguesa. Em pleno Ano Internacional da Física, o deserto alusivo à matéria é (era) quase total. As televisões (especialmente a RTP-N) e a imprensa escrita em geral não passaram ao lado, nem ignoraram as comemorações sobre Albert Einstein, quer através da magnífica exposição na Fundação Calouste Gulbenkian ("À Luz de Einstein") ou da peça de teatro (“Os Sonhos de Einstein”) em cena no Trindade. Está mais uma vez provado que o mundo da ciência não é um universo só para alguns. A ciência pode e deve ser popular, mas necessita de expressão nos media. Em grande medida, a rádio continua de fora, mas ainda assim apareceram recentemente dois novos espaços sobre ciência na rádio, nomeadamente na TSF. É curto, mas positivo.
Contudo, Einstein continua a nadar ao largo em busca de um posto mágico que o salve da morte na praia. Até ao fim do ano a salvação pode acontecer. Vai acontecer?


SELECÇÃO DE ESPERANÇAS
A TSF mostra a equipa da nova geração de cientistas portugueses
Edição do jornalista José Milheiro.
TSF-Rádio Notícias
Sexta-feira (09:50 e 13:10)


EUREKA
Tempo para conhecer as últimas novidades no campo da ciência e tecnologia
Uma parceria TSF / Universidade de Aveiro, com edição da jornalista Catarina Lázaro.
TSF-Rádio Notícias
Sábado (13:40)


À margem da rádio:
Exposição científica "À Luz de Einstein 1905 - 2005" na Fundação Calouste Gulbenkian (Lisboa) até 15 de Janeiro 2006 (entrada livre)

Peça teatral "Os Sonhos de Einstein"
Teatro da Trindade (Lisboa) até 29 de Janeiro de 2006
4º a sábado (21:30) ; Domingos (16:00)



Francisco Mateus



<< Home